Sim, afinal se você falar que cigarro mata, o fumante pode se ofender e nem vai mais ouvir o que você tem a dizer.
É engraçado que ninguém acha que as campanhas anti-fumo são diretas demais porque avisam que o cigarro mata. Mas quando falamos em evangelismo, muitos aconselham a não falar do pecado, da morte ou do inferno. Não, isso só assusta as pessoas.
Em Marcos 16:15 lemos: “. . . Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” Qual evangelho? O que encontramos na Bíblia, “Porque todos pecaram e destituídos (separados) estão da glória de Deus." Quantos você ouve nos dias de hoje chamando o pecado de pecado? Foi um deslize; foi sem querer; foi só uma vez; pecado é pecado e faz separação entre o homem e Deus. Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus Nosso Senhor.” A consequência do pecado é a morte. A boa notícia é que temos a vida eterna em Cristo, mas, também temos a responsabilidade de pregar o Evangelho, e de alertar sobre as consequências de se recusar a Cristo.
Ezequiel foi posto por atalaia de Deus para advertir o povo de Israel. Veja Ezequiel 33: 7-9 “A ti, pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhe anunciarás da minha parte. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás, e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu requererei da tua mão. Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma." São palavras duras para Ezequiel.
Hoje, nós somos atalaias de Deus para pregar o evangelho. Será que estamos sendo fiéis em avisar aos pecadores que eles estão sob condenação eterna se não receberem a Cristo como Senhor e Salvador das suas vidas?