“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (1 João 2:4-6).
Me impressiona o conteúdo e o tom dos escritos do “apóstolo do amor”, João. Nas cartas e no Evangelho de João encontramos um grande número de referências ao amor. Contudo, não é o tipo de “amor” que estamos acostumados… é um amor de atitude e ação, e não de sentimento e emocionalismo; é um amor que busca os interesses do outro, e não os seus próprios; é um amor baseado na verdade e não em preferências pessoais ou peculiaridades culturais.
Nessa época do ano, muitos celebram um “amor” baseado em desejos carnais, ou seja, desejos que buscam sua satisfação naquilo que é terreno, passageiro e enganoso. Podemos cometer o erro de julgar que apenas essas pessoas estão erradas e enganadas… podemos achar que apenas esse tipo de gente é mundana e carnal.
Que a passagem de 1 João 2 nos sirva de alerta! Que, de fato, andemos como Ele (o Senhor Jesus Cristo) andou. Mais adiante, na mesma carta, lemos:
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” (1 João 5:1-3)
Em um mundo tão corrupto, enganoso e ilusivo, os salvos em Cristo, chamados de santos, são aqueles que demonstram amor à medida em que guardam a Palavra de Deus, amando-se mutuamente como Ele os amou!
A fim de conhecer e praticar esse amor, é necessário que estejamos firmados na verdade, na Palavra de Deus. Lembrando que essa Palavra nos ensina, repreende, corrige e educa na justiça (2 Timóteo 3:17).
No
IB da BBN há cursos que podem nos ajudar a “andar como Ele andou”. Peça a Deus que lhe mostre qual dos cursos você deveria ouvir agora. Ouça e aprenda da Palavra.
Que Deus abençoe sua vida e seu aprendizado da Palavra!