Na tentativa de responder a algumas indagações difíceis do dia a dia como acidentes, atentados ou tragédias sem denegrir a imagem de Deus, algumas pessoas deixam de lado as Escrituras e, como se fosse necessário, tentam justificar as ações de Deus com explicações através de uma teologia mais “humana”, para assim tornar a imagem de Deus mais aceitável, explicável e relevante. O homem passa então a criar em sua mente a figura de um “deus”. E isso traz consequências destrutivas, pois essa prática acaba deturpando a maneira como as pessoas veem a Deus e consequentemente o seu relacionamento com Ele.
Essas mentiras sobre Deus, comumente aceitas pela “sabedoria” popular, influenciam a crença das pessoas e se infiltram na igreja. Veja algumas delas:
- Deus faz tudo o que desejamos (MENTIRA!);
- Todos os caminhos levam a Deus (MENTIRA!);
- Deus está mais tolerante hoje do que no passado (MENTIRA!);
- Deus nunca sofreu (MENTIRA!);
- Deus é obrigado a salvar os seguidores de outras religiões (MENTIRA!);
- Deus não se responsabiliza pelos desastres da natureza (MENTIRA!);
- Deus não sabe e não conhece de antemão as nossas decisões (MENTIRA!);
- A queda do homem arruinou o plano de Deus (MENTIRA!);
- Devemos escolher entre o prazer de Deus e o nosso (MENTIRA!);
- Deus ajuda a quem se ajuda (MENTIRA!).
A Palavra de Deus, no entanto, revela a Sua pessoa de forma íntegra e verdadeira. E para ajudar você a refutar essas mentiras, o Instituto Bíblico da BBN disponibiliza o curso
Dez Mentiras sobre Deus. Neste curso o estudante é motivado a ver a Deus e, consequentemente a sua própria vida, através da verdadeira perspectiva bíblica.
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Efésios 4:14