Nos três primeiros séculos da igreja, o Natal não era em Dezembro, nem mesmo estava no calendário. (Elesha Coffman)
Se observamos, a celebração do nascimento de Jesus Cristo notaremos que era normalmente ligada com o Dia de Reis (06 de Janeiro), uma das primeiras festas estabelecidas pela igreja. Alguns lideres da igreja se opunham até mesmo a idéia de celebrar um aniversário. Origen pregava que seria errado honrar Jesus Cristo da mesma maneira que se honrava Faraó e Herodes. Aniversários eram para deuses pagãos.
Mas nem todos os contemporâneos de Origen concordavam que o aniversario de Jesus não deveria ser celebrado e alguns começaram a especular qual deveria ser a data. Clemente da Alexandria era a favor de 20 de Maio, mas percebeu que outros discutiam ser 18 de Abril, 19 de Abril e 28 de Maio, em Novembro e assim por diante.
A escolha de 25 de Dezembro, talvez feita no ano 273, mostra o porque da preocupação de Origen, que era a identificação da igreja do filho de Deus com os deuses pagãos. No dia 25 de Dezembro já havia outros dois festivais, natalis solis invicti (o nascimento romano do “invencível sol”), e também o nascimento de Mitra, o iraniano “sol de justiça” o qual era muito popular a sua adoração pelos soldados romanos. Vendo que os pagãos já estavam exaltando “divindades” com algumas similaridades à verdadeira Divindade, os lideres da igreja decidiram confiscar a data e assim introduzir um novo festival.
Os cristãos ocidentais celebraram o Natal no dia 25 de Dezembro pela primeira vez no ano 336, depois que o Imperador Constantino declarou o Cristianismo como religião favorita do império. As igrejas orientais no entanto, mantiveram o dia 6 de Janeiro como a data do nascimento de Cristo e de seu batismo. Eventualmente a maioria dos orientais adotaram também o dia 25 de Dezembro.
A origem pagã da data do Natal, também deu a origem a muitos costumes natalícios (troca de presentes, luzes, ceia e etc…) e isto tem sido sempre usado como argumento contra este dia sagrado, mas como um teólogo falou no ano 320 : “Nós consideramos este dia sagrado, não como os pagãos, por causa do nascimento do sol, mas por causa Daquele que criou o sol”
Fonte : www.christianitytoday.com