Amigos em crises
A maioria de nós não acha muito difícil se regozijar com aqueles que se regozijam. É fácil gostar da companhia de um amigo que está alegre com uma resposta de oração ou uma mudança boa numa circunstancia. No entanto, muitos de nós achamos que é um desafio consolar um amigo aflito ou “chorar com aqueles que choram”.
Ao invés de analisarmos as razões básicas disso eu gostaria de compartilhar com você algumas maneiras praticas de ajudar a carregar a carga de um amigo que está sofrendo.
Imagine comigo um dia triste na vida de um amigo. Você entra na casa dele e escuta soluços vindo do quarto. Você abre a porta e encontra o seu amigo com os olhos cheios de lágrimas. Ele olha para você, não consegue expressar em palavras a sua profunda tristeza. Você espera um pouco, ele tenta falar mas as palavras não saem.
Como você pode naquele momento ajudar a diminuir a sua dor ? Uma mão no ombro ou acenar a cabeça não parece expressar por completo o quanto você se importa. Naqueles momentos, o Espírito Santo, o Confortador, já está trabalhando mas Ele talvez usuária você, um vaso disposto a trazer conforto durante o tempo de grande tristeza. Gálata 6:2 nos fala “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Como podemos fazer isso ?
Primeiro, seja tardio em falar. (Tiago 1:19). “Ouvir” é muito importante para se tornar um amigo que traz conforto. Em tais circunstancias nossa opinião ou conselho não vai trazer cura ou diminuir a tristeza.
Segundo, use palavras de encorajamento. (Romanos 12:10) Palavras de encorajamento pode fazer muito para levantar e restaurar o estado emocional de um amigo.
Terceiro, compartilhe a Palavra de Deus. Versículos Bíblicos tais como Salmos 91:1-2, Isaias 40:31, 41:10; Jeremias 29:11-13 e tantos outros, podem trazer verdadeiro conforto a uma alma aflita.
Quarto, procure sabedoria através da oração. Filipenses 4:6-7 diz “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Ore com o amigo e peça ao Senhor para dar paz e conforto a ele.
Quinto, mostre amor como Cristo mostra (Mateus 25:40) Mostrar o amor de Jesus traz esperança para uma situação sem esperança. Estender a mão a um amigo necessitado não vai só trazer a cura e conforto para ele mas também crescimento espiritual e benção para você também.
A minha oração é que a próxima vez que você tiver oportunidade de confortar um amigo necessitado, você vai ter o privilégio de carregar a sua carga e crescer com ele no Senhor. Romanos 12:15 diz “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”.
por Rebekah Lopez