O maior pai de todos !
Ele é um Pai de Amor : “…Porquanto com amor eterno te amei…” (Jer. 31:3). Deus escolheu nos amar. “O Amor é a essência da natureza de Deus.” Nada em nós faz que Deus nos ame. Eu amo os meus filhos da mesma maneira que Deus me ama – sem egoísmo, incondicionalmente, fielmente, sacrificialmente ?
Ele é um Pai de Misericórdia : “Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.” (Salmos 103:11). Deus é rico em misericórdia. Ele não nos dá o que merecemos. Os meus filhos vêem a misericórdia de Deus na maneira que eu demonstro a misericórdia Dele para eles ?
Ele é um Pai Gracioso : Nosso Pai Celestial é abundante em graça. Ele é “cheio de graça” (João 1:14). A cada minuto de cada dia Ele estende o Seu favor especial que nós não merecemos. A Graça de Deus é ainda mais tremenda porque ela é gratuita a nós, mas supremamente cara para Ele. O próprio Deus pagou o preço supremo a fim de que Ele pudesse gratuitamente abundar a Sua graça sobre nós. Em que áreas Deus está dando a você oportunidades de estender graça aos seus filhos ?
Ele é um Pai que se dá : “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito…” (João 3:16) Ele deu tudo que Ele tinha. Ele deu o melhor que Ele tinha. Eu estou dando aos meus filhos o melhor que eu tenho em termos de tempo e energia ?
Ele é um Pai sempre justo : “Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade…” (Isaias 30:18). A justiça de Deus se refere ao Seu tratamento justo e imparcial com as pessoas. Como um Deus de Justiça, Ele está interessado em tudo o que é justo e em relacionamentos corretos. Eu mostro parcialidade ? Eu trato os meus filhos de maneira justa ?
Ele disciplina aqueles que Ele ama : “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija ?” (Hebreus 12:6-7). Eu sou coerente quando eu disciplino meus filhos ?
Ele encoraja Seus filhos : “…E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17). Eu falo para os meus filhos o quão especial eles são para mim ? Eu elogio os meus filhos pelo o que eles são ? Eu estou ciente da necessidade que eles tem de serem constantemente encorajados ?
Ele é um Pai perdoador : “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32). Da mesma maneira que o pai do filho pródigo o perdoou por sua atitude de rebeldia, também nós devemos perdoar os nossos filhos rebeldes.
Ele conforta os seus filhos : “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”. (II Corintios 1:3-4). Quando os nossos filhos estão decepcionados, desencorajados, insultados ou perdedores de um concurso ou esporte, eu sei como confortá-los com palavras, um abraço ou levá-los no restaurante favorito deles ?
Ele está sempre acessível : “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). “Aquele que te guarda não tosquenejará... Eis que não tosquenejará nem dormirá” (Salmos 121:3-4). Os meus filhos sabem que eu estou sempre disponível para ouvi-los e sempre pronto para ajudá-los nas tarefas escolares, projetos e esportes ?
Ele protege Seus filhos : “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus…” (Isaias 43:2-3) Eu me preocupo em proteger meus filhos espiritualmente, emocionalmente, mentalmente e fisicamente ?
Ele sempre cumpre Suas promessas : “…Porque fiel é o que prometeu. (Hebreus 10:23). Eu cumpro com as promessas que eu faço para meus filhos ou eu facilmente as quebro ?
Escrito por : Harold Critcher do Family Ministries, Inc.